sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Roberto Pellegatta anuncia aposentadoria


Caso de doping teria apressado a decisão

O treinador Roberto Pellegatta (foto), de 67 anos, um dos mais vitoriosos do turfe argentino, anunciou, ontem, que está deixando definitivamente a profissão. A aposentadoria, que vinha amadurecendo já há algum tempo, teve o processo acelarado em razão de o profissional ter sido informado, extra-oficialmente, de que o exame da égua Miss Bera acusara a presença de substância proibida (Acedán), um calmante. No anúncio da retirada, Pellegatta disse: "Encerrei minha carreira como treinador, não há volta". Ganhador das provas mais importantes do turfe portenho, o ex-jóquei obteve a última conquista importante com o cavalo Flag Copado, no GP General San Martín. Pouco antes, com o mesmo corredor, levantou a prova Classic na festa das Carreras de Las Estrellas. No entanto, creditou o sucesso ao filho, Roberto Jr., que é seu braço direito e ficará à frente de suas cocheiras. Quanto ao suposto caso de doping, Pellegatta se disse supreso, uma vez que tem confiaça total em sua equipe e experiência suficiente para não utilizar uma substância que tranqüiliza os animais e é usada apenas em cavalos nervosos, em treinamento. Se recusou a admitir que alguém de sua cocheira tivesse agido de ma fé e que talvez tenha sido obra de um estranho, no intuito de prejudicá-lo ou tentar manchar sua carreira.

Situação em La Plata fica ainda mais complicada

Uma ordem judicial, emitida através de uma denúncia do Instituto de Lotería y Casinos de la Provincia de Buenos Aires, ordenou uma séria investigação nos sindicatos de empregados mensalistas e por reunião, em La Plata. A denúncia diz respeito à irregularidades na administração dos fundos que as entidades recebem, por deteminação da Ley del Turf. Os dois sindicatos recebem subsídios procedentes dos bingos e das slots-machines, que operam na região de Buenos Aires e têm que ser empregados no melhoramento de condições de trabalho. Hoje, pela manhã, Luis Peluso, representando a entidade, se reunirá com dirigentes sindicais de San Isidro e La Plata, buscando soluções para tentar encontrar soluções para o problema de El Bosque, que já anunciou que não realizará corridas até o próximo dia 9.

Rainbow-Dancer reaparece como favorito, em Palermo

Um excelente programa de 17 páreos será realizado na tarde/noite de hoje no Hipódromo Argentino de Palermo. Com muitas atrações, o destaque é o Clásico México, do Grupo III, em 1.000 metros, para éguas de 3 anos e mais idade. No campo de seis competidoras, favoritismo para Circle Road (foto), uma filha de American Chance e Cindy Road, montaria de Mario Leyes. Vindo de obter duas vitórias consecutivas (Palermo e San Isidro), a veloz corredora tem categoria para conquistar mais um triunfo. Trincheta (Noriega) e Barbara Cat (Blanco) são as principais candidatas à formação da dupla. No 14º páreo, em 1.800 metros, uma prova comum para corredores de 6 anos e mais idade, com um mínimo de três vitórias, reaparece como favorito o cavalo brasileiro Rainbow-Dancer (Shudanz e Inaíma), do Haras Moema, montaria de Pablo Falero. O corredor verde-e-amarelo estreou na Argentina em 10 de dezembro do ano passado, vencendo o Clásico Mineral (Listed) em 2.500 metros. Decency, do Stud Rubio B., montaria de Ricardinho e também ganhador clássico, é o maior adversário. Segundo o programa oficial, Jorge Ricardo tem 12 montarias.

Algumas notas

* O jóquei Horacio Karamanos, que monta nos Estados Unidos e esteve de férias, até a última semana, em Buenos Aires, será o novo piloto oficial do Haras La Quebrada, de Hernán Ceriani Cernadas, a partir de outubro. Será o substituto de Jacinto Herrera, que ficará quase um ano em recuperação de acidente e que sugeriu o nome do colega ao titular da coudelaria.

* A partir da próxima quarta-feira as corridas de San Isidro passarão a ser transmitidas por TV a cabo para todo o país, no canal 151 da CableVision e Multicanal. Até agora os turfistas assistiam às carreiras apenas nas agências ou pela internet.

* O tradicional Haras La Quebrada realizará seu leilão de produtos da geração 2006 na próxima terça-feira, no tattersall de San Isidro. Antes da apresentação dos potros e potrancas, desfilarão os garanhões que servem no estabelecimento, encabeçados por Southern Halo, que ainda parece jovem, aos 25 anos. Os outros reprodutores são The Leopard, El Corredor e Easing Alone.

Nenhum comentário: