quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Araras, há 32 anos na Argentina


Campo de Mar del Plata foi incorporado há 10

Uma interessante matéria, assinada pelo jornalista Gustavo González, ilustra a página de turfe de hoje do Diário La Nación, um dos mais importantes da Argentina. Trata-se de uma reportagem sobre a trajetória do Haras Santa Maria de Araras no país e de seus dois campos de criação. O primeiro, adquirido há 32 anos, nas terras de Capitán Sarmiento, onde hoje ficam alojadas as éguas que serão cobertas pelos garanhões importados para a temporada sul-americana e também ondesão realizadas recrias e a preparação de potros para a venda. A matéria dá mais ênfase às terras de Sierra de Los Padres (foto), em Mar Del Plata, incorporadas há cerca de 10 anos e onde ficava instalado o Haras Los Robles. A negociação foi intermediada pelo veterinário Ignacio Pavlosvky, homem de confiança de Julio Bozano na Argentina. Local belíssimo, tem solo privilegiado, rico em fósforo e cálcio e, segundo especialistas, um dos melhores locais para a criação de cavalos de corrida. O inesgotável Lode e Put It Back estão ali ajoados. Segundo os treinadores do Araras, os potros que chegam aos hipódromos, não apresentam dor de canela. A equipe da seção de Mar Del Plata é formada pelos veterinário Arturo Alvarez (braço direito de Pavlovsky) e também por Alejandro Lemura, Gastón Villa (veterinário residente) e Marcelo Pascall. O Haras Santa Maria de Araras também cria no Brasil e nos Estados Unidos, onde tem seção em Ocala, na Flórida.

Acordanza bate a favorita Streak Spa, em San Isidro

O Handicap Zanoni, em 1.000 metros, grama, foi a principal atração do programa realizado, ontem, no Hipódromo de San Isidro. Segunda preferida do público, a égua Acordanza (foto), bem dirigida por Cristián Quiles, derrotou por dois corpos e meio a grande favorita Streak Spa, mostrando superioridade. Indira Blaz, Deseada Pet e Kacemila completaram o marcador. A ganhadora, de 4 anos, por Luhuk e Acura, criação do Haras La Quebrada e propriedade do Stud Acura, foi apresentada pelo treinador Enrique A.Rodríguez e assinalou o tempo de 56s24. Mais uma vez, Pablo Falero foi o destaque da reunião, conquistando cinco vitórias.

Jorge Ricardo tinha boas oportunidades na corrida de ontem, mas não teve sorte. No primeiro páreo o brasileiro obteve um quarto lugar com Inmensa Fe e com a segunda montaria do dia, Davtron, veio o inesperado. Cerca de 300 metros após a partida, o cavalo sofreu uma fratura e jogou ao solo o piloto. Examinado, nada demais com Ricardinho, mas por norma da Comissão de Corridas, o campeão ficou impedido de cumprir os demais compromissos de montaria.

Nenhum comentário: