domingo, 17 de agosto de 2008

Aicega e Don Vélez brilham em Palermo


Passam nos testes e permanecem invictos

A excelente programação realizada, ontem, no Hipódromo Argentino de Palermo, guardava emoções fortes para os turfistas portenhos. Duas provas de Grupo II, na milha, para potros e potrancas de 3 anos, preparatórias para as Pollas, eram as atrações principais. E, de certa forma, ambas apresentaram resultados supreendentes. Primeiro foi disputado o Clásico General Luis María Campos, tendo Martineta Cat como grande favorita. A segunda mais apostada foi Aicega (foto), com Jorge Ricardo, que herdou a montaria que seria de Jacinto Herrera, recentemente acidentado. Corrida apenas uma vez, em maio, a corredora que leva o nome de uma das mais destacadas jogadoras da seleção argentina de hockey, vencera com firmeza. E na tarde de ontem, um verdadeiro show, ganhando de ponta a ponta, por oito corpos, sem dar a menor possibilidade às adversárias. Sonrisar atropelou para formar a dupla, enquanto Miss Match, a favorita Martineta Cat e Run For Love completaram o marcador. A ganhadora, por Slew Gin Fizz e Odalita, criação do Haras Rodeo Chico e propriedade do Stud Rin, foi apresentada pelo treinador Guillermo Frankel Santillán e assinalou o tempo de 93s15. Pelo que mostrou, será fortíssima candidata à primeira etapa da Tríplice Coroa de potrancas.

Pouco depois foi disputado o Clásico Miguel Cané, reservado aos potros, com favoritismo de Trumun e Escamonda, uma vez que o craque platense Bigness Emperor e Mi Amiguito, os dois mais badalados durante a semana, não foram apresentados. Assim como na prova clássica das potrancas, um dos inscritos havia corrido apenas uma vez, vencendo com forte atropelada uma prova comum. E este era Don Vélez (foto), montaria do experiente Julio César Méndez. E assim como fizera ao debutar, o potro, que proporcionou um rateio de 8,85, atropelou vigorosamente e venceu por dois corpos e meio, deixando Escamonda na formação da dupla. Akbar (Ricardo), próximo, foi o terceiro colocado, enquanto Succesful Affair e Trumun completaram o placar. O vencedor, por Ride The Rails e Vacancy Girl, criação e propriedade do Haras San Benito, foi apresentado pelo treinador Carlos Daniel Etchechoury e assinalou o tempo de 93s32, 17 centésimos inferior à marca do páreo das potrancas.

Ricardo conquista mais quatro vitórias na reunião

O campeão Jorge Ricardo, em mais uma tarde/noite inspirada, fechou a reunião com sucesso. Além da vitória com Aicega, em um dos clássicos do dia, conquistou mais quatro vitórias em provas comuns e boas colocações, como o terceiro lugar no Grupo II dos potros, com Akbar. As outras conquistas de Ricardinho aconteceram com Estrombótico, no terceiro páreo, Afortunada Soy, no nono, com Sortino, no 15º e, finalmente, Estudioso, no 17º e último páreo.

Secretario Pan tenta bicampeonato em La Plata

O cavalo Secretario Plan (foto), um dos melhores milheiros do turfe argentino, reaparece como grande favorito do Clásico General José de San Martín, prova do Grupo III, em 1.400 metros, principal atração do programa de 15 páreos a ser disputado na tarde/noite de hoje no Hipódromo de La Plata. Ganhador da mesma prova em 2007, o filho de Silver Planet, que contará com a montaria de Francisco Arreguy, seu piloto habitual, tenta o bicampeonato na carreira. Aristocity (Lemma), invicto em três apresentações, é o principal adversário, vindo a seguir Salaberry (Noriega). Ainda na corrida de hoje, no prado platense, a Prova Especial Secretario Plan 2007, em 1.300 metros, para éguas de 5 anos e mais idade, com favoritismo de Shy Vividora, montaria de Abel Giorgis. As maiores adversárias são Stormy Converse (Ricardo) e Last Impression (Blanco). Segundo o programa oficial, Jorge Ricardo tem seis montarias.

Berli Elegancia vence clássico em Maroñas

Corrida com muita confiança pelo jóquei Pedro Aníbal Muñiz, a égua Berli Elegancia (foto) venceu de ponta a ponta e por meio corpo a primeira edição do Clásico Pablo Gelsi, em 1.300 metros. La Baska, que descontou muito nos metros finais, formou a dupla, enquanto My Little Queen, Potri Galaxia e Mete Tormenta completaram o marcador. Dona Virtu, a única brasileira no campo da prova, foi apenas a sexta colocada. A ganhadora, de 4 anos, por Berliner e Majestic Street (El Serrano), de criação e propriedade do Haras Gavroche, foi apresentada pelo treinador Nelson A.González e marcou o tempo de 76s34. Esta foi sua terceira vitória (primeira clássica) em 12 apresentações. A única conquista brasileira na corrida de ontem aconteceu na nona e última prova, um handicap em 1.200 metros. Levou a melhor Glazy, com Heber Eugui. Filho de Special Nash e Vivancité (Really Wellcome), criação do Haras Torrão de Ouro e propriedade do Stud APG Thoroughbred LP, o corredor treinado por Ricardo Colombo derrotou seis adversários em 71s61.

A principal atração da corrida deste domingo, em Maroñas, é o Clásico Asamblea de La Florida, do Grupo III, em 2.000 metros, para corredores de 3 anos e mais idade. No campo de nove competidores, quatro barsileiros, entre os quais Relento e Bucaneer, que formaram a dobradinha verde-e-amarela em recente compromisso clássico. Além deles, Escriba e Alcorano completam o time tupiniquim. Os demais inscritos são Carilargo, Pasolini, Super Cat, Guru e Dilogico.

Nenhum comentário: