quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quádrupla "rodada" em San Isidro


Quadro de Jacinto Herrera é preocupante

O Handicap Val D'or, em 1.200 metros, areia, nono páreo, era principal atração da corrida realizada, ontem, no Hipódromo de San Isidro. A expectativa maior era o confronto entre os dois favoritos, Aspero Wells e Soy El Brujo. Mas, um acidente espetacular, na quinta carreira, acabou roubando a cena e deixando preocupados os turfistas argentinos. Duzentos metros após a partida, a égua Soy Compadrona, montada pelo peruano Jacinto Herrera (foto), corria na segunda colocação, junto à cerca, "rodou", causando, de imediato, a queda de mais três competidoras: Licitadora (Ramiro Barrueco), Fitz Morena (Juan Alcántara) e Criticona Lin (Esteban Torres). Dos quatro pilotos que caíram, o caso mais sério é o de Herrera, que sofreu fraturas nas segunda e terceira vértebras, além de deslocamento do sacro. O peruano, que ficou internado no Hospital de La Trinidad, em observação, com hipoestesia (falta de sensibilidade nas pernas), será operado hoje. Alcántara também ficou internado, com traumatismo na coluna cervical e passará por novos exames na tarde de hoje. Barrueco sofreu fratura na primeira falange do polegar direito, além de luxação no ombro esquerdo. Torres sofreu apenas pequenas escoriações. Das quatro corredoras envolvidas no acidente, apenas Licitadora foi sacrificada.

E a vitória pertenceu a uma zebra

E na disputa da carreira principal, os favoritos brigaram até os últimos metros, mas foram surpreendidos pela forte atropelada de Ituassu (foto), o número (2), muito bem dirigido por Jorge Arana. Corrido na expectativa, o vencedor, pouco apostado, veio junto com outro corredor menos visado, The Royal Candy e o dominou por pescoço de diferença. Muito perto dos dois primeiros finalizou Aspero Wells, com Soy El Brujo chegando em quarto. Completou o marcador Amorcito. Ituassu, de 5 anos, por Contested Bid e Raio de Luz, criação do Haras Rio Claro e propriedade do Stud Azules, foi apresentado pelo treinador Edgardo A.Gauna e assinalou o tempo de 69s37 para os 1.200 metros, em pista leve. Jorge Ricardo teve participação ativa na programação mas só conseguiu passar na frente em uma oportunidade. O brasileiro venceu o 11º páreo com Zijan, do Haras Esece, treinamento de Federico Martuccci.

Em dia de La Plata, Palermo realiza programação

No turfe argentino o bom senso prevalece sempre e um acordo entre os dirigentes dos três principais promotores de corridas pode mudar o dia tradicional deste ou aquele hipódromo. Normalmente dia de reuniões em La Plata, a direção de El Bosque abriu mão em favor do Hipódromo Argentino de Palermo, que na tarde/noite de hoje realiza uma programação de 16 páreos. As principais atrações são dois handicaps, o primeiro deles o Carlinga, em 1.400 metros, para éguas de 4 anos e mais idade. No campo de dez competidoras, favoritismo dividido entre Pure Talent, montaria de José Ricardo Méndez, Allier (Talaverano) e Conservadora (Ricardo). Depois será disputado o Handicap Pensilvania, em 1.000 metros, para corredores de 5 anos e mais idade. O brasileiro Qualified Colony (foto), do Haras Moema, com Jorge Ricardo, é forte candidato no campo de oito inscritos. Vindo de ótimo segundo lugar para El Noi, terá em Paty Tom (Noriega) e Apronte (sem jóquei definido, pois seria montado por Herrera), os maiores adversários. Segundo o programa oficial, Jorge Ricardo tem 11 montarias.

Nenhum comentário: