terça-feira, 29 de julho de 2008

Um spa eqüino de US$ 20 milhões


A recente novidade no turfe argentino

A temperatura é fria e ainda não se escutam relinchos, apenas o ruído das máquinas num espaço de 36 hectares, onde anteriormente se instalara o Haras El Candil. As obras estão quase prontas e, em setembro, será inaugurado Kawell, o primeiro hospital eqüino de alta complexidade na América do Sul. Com um investimento de US$ 20 milhões, feito por empresários suiços, nasce na Argentina um centro de diagnóstico e tratamento de cavalos, com alta tecnologia, além de um moderníssimo centro neonatal, para tratar produtos que nascem com algum tipo de problema. A localidade de Solis, bem no centro do núcleo das atividades hípicas, foi escolhida a dedo pelos investidores. O veterinário Carlos Dodera (foto), diretor da Kawell, explica que na área de 5.500 metros quadrados, existem 32 boxes para as distintas etapas do tratamento e uma piscina oval, com quatro metros de profundadidade. Há um centro cirúrgico e uma sala de tratamento intensivo, com a única câmara hiperbárica existente no país. A equipe é formada por um grupo de renomados veterinários, especializados em diagnóstico, cirurgia e patologia.

Uno Pampeano fatura handicap em final difícil

Numa chegada empolgante, decidida apenas no photochart, o cavalo Un Pampeano (foto), dirigido por Julio César Méndes, venceu por diferença mínima o Handicap Jorge H.Iglesias, em 1.400 metros, principal atração do programa disputado, ontem, no Hipódromo Argentino de Palermo. Um dos menos apostados na prova (19,55), o ganhador derrotou Sirosky (9,35), após intensa luta em toda a reta final. O favorito Flag Chocolatero, chegou perto, em terceiro, enquanto le Bourget e Tentativo completaram o marcador. Outro muito apostado, Fiestón Gaucho, teve uma melancólica despedida das pistas, finalizando apenas na sétima colocação. Un Pampeano, de 5 anos, por Un Galope e Ita Emil, criação de Ruben Hugo Marin e propriedade do Stud Gran Pilin, foi apresentado pelo treinador Damian R.Suasnabar e marcou o tempo de 81s02. O campeão Jorge Ricardo montou em oito páreo mas passou em branco, obtendo apenas colocações. Na disputa pelo ranking mundial, o canadense Russell Baze diminiu a vantagem de Ricardinho, uma vez que venceu 11 provas na última semana, contra apenas cinco do brasileiro. O placar, hoje, é de 10.284 a 10.229 em favor do brasileiro, que se mantém 55 pontos à frente. Na estatística argentina, Ricardo continua com mais de 50 conquistas sobre Pablo Falero.

King of Sale é favorito em La Plata

Um programa de 14 páreos será realizado na tarde/noite de hoje no Hipódromo de La Plata, tendo como principal atração a Prova Especial Haras Santa Paula, em 1.400 metros, destinada a corredores de 4 anos e mais idade. King of Sale, corredor de boa categoria e vindo de obter placês clássicos, é o favorito da carreira. Montaria de Pablo Sotelo e deslocando apenas 51 quilos, o filho de Not For Sale dificilmente será derrotado. Abril en Paris (Arreguy), que reaparece muito bem preparado, é a melhor indicação para a formação da dupla, vindo a seguir Indec (Aguirre). Segundo o programa oficial, Jorge Ricardo tem duas montarias, uma das quais a de Inusitado, na prova principal da reunião.

Potros fazem a festa no fim de semana

As principais atrações do próximo fim de semana no turfe argentino são carreiras destinas a potros de 3 anos. No sábado, em San Isidro, será corrido o Gran Premio 2.000 Guineas, do Grupo I, em 1.600 metros, grama, com a participação dos três primeiros colocados na prova Juvenille das Carreras de Las Estrellas, Ever Peace, Lingote de Oro e Checklist. Terão pela frente Ave Holt, City Banker, Deciever, Giulius Emperor, Mestre, Mill Ridge, Mr. Dormello, Rostiche, Saucy Jet, Special Choice, Toe Dance e Trueno Fugaz. No domingo, em La Plata, será disputado o Gran Premio Polla de Potrillos, do Grupo II, em 1.600 metros, abrindo a Tríplice Coroa local. Bigness Emperor (foto), o líder absoluto da nova geração em El Bosque, enfrentará 12 adversários, entre os quais Rossel, do Haras Vacación.


Brasileiros correm clássicos em Maroñas

Organizados os programa do fim de semana no turfe uruguaio e foram formadas duas reuniões, com 21 páreos. Na corrida de sábado, com nove páreos, o destaque fica por conta do Clásico Paraguay, em 1.200 metros, para corredores de 4 anos e mais idade. No campo de 14 participantes, os brasileiros Keep Control, Adiacent, Folder e Glazy, que enfrentarão Shadow, Tel Hear, Iron Alley, Kibitzer, Estrellero, River Cak, El Complejo, Calafate, Hearty Angel e Spring Toss. Na corrida de domingo, com 12 provas, a maior atração é o Clásico Producción Nacional, do Grupo III, em 1.500 metros, para potrancas de 3 anos. Entre as 12 inscritas, apenas uma brasileira: From Purse (foto), do Haras Bagé do Sul. As demais concorrentes são Serena, Fade Amita, Isabelle, Betnal, Engrillada, Albina, Andreza, Café Farahona, Altamar, Essa Fragancia e Saga.

Nenhum comentário: