segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Indovinajo vence clássico em Maroñas


Pluralista e Charrúa Boy também brilham

A única reunião da semana no Hipódromo de Maroñas, realizada ontem, teve 14 páreos e muitas atrações, inclusive três provas do calendário clássico. Uma destas carreiras, exatamente a última da programação, marcou a vitória de um representante brasileiro. Foi o Clásico Ecuador, em 1.100 metros, onde brilhou o potro Indovinajo (foto), sob a direção de Everton Rodrigues. Vindo de vencer por seis corpos o Clásico Guzmán Vargas, o representante verde-e-amarelo foi eleito favorito em seu primeiro enfrentamento contra os mais velhos e não decepcionou, cruzando o disco com dois corpos de vantagem sobre Iron Alley. Completaram o marcador Boy Ri e os também brasileiros Adiacent e Cally Fitz. O ganhador, por Dodge e La Garufa (Spring Halo), criação e propriedade do Stud Duplo Ouro, foi apresentado pelo treinador Ivo Válter Pereira e assinalou o excelente tempo de 63s05. Indovinajo obteve a terceira vitória (segundaa clássica) em quatro apresentações no turfe uruguaio.

Ainda na corrida de ontem foram disputados os Clásicos Colombia e Eduardo Vargas y Eduardo Vargas Garmendia. No primeiro saiu vencedor o cavalo Charrúa Boy (Asidero e Cape Velvet), dirigido por Fabio Guedes. Derrotou Ammannati por um corpo e meio, na marca de 108s06 para os 1.800 metros. You Babe, único brasileiro no campo, foi o último colocado. No outro clássico, para éguas, saiu vencedora a argentina Pluralista (Halo Sunshine e Perfidia), sob a direção de Víctor Martinez. A ganhadora bateu North Caroline por três corpos em 95s36 os 1.600 metros. Apenas uma corredora verde-e-amarela participou da prova: Bela Patagonia, que fechou a raia.

Mais três brasileiros vencem na domingueira uruguaia

Além da conquista clássica de Indovinajo, outros três corredores nascidos e criados no Brasil conquistaram vitórias na corrida de ontem, em Maroñas. No sexto páreo, um handicap em 1.200 metros, levou a melhor Folder (foto), com Denis Araújo. O filho de Fritz e Slickete, criação de Fábio Link Waihrich e propriedade do Stud El Ruilto, derrotou o compatriota Glazy e mais seis adversários em 69s83. Gustavo Vergara é seu treinador. Na oitava prova, em 1.400 metros, para potrancas perdedoras, venceu Bem Minha, com Everton Rodrigues. Trata-se de uma filha de Astor Place e Galipete, criação do Haras Espelho Meu e propriedade do Stud Duplo Ouro (o mesmo de Indovinajo). Derrotou seis adversárias em 82s66. Finalmente, no 10º páreo, em 1.100 metros, para potros sem vitória, brilhou Qualis Rex, também com Everton Rodrigues. O ganhador é filho de Romarin e Neta Nahuel, criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Alegretense. Derrotou oito rivais na marca de 64s59. Tanto este quanto a potranca, foram apresentados por Ivo Válter Pereira.

Handicap de campo cheio é atração em Palermo

Um bom programa de 16 páreos será realizado na tarde/noite de hoje no Hipódromo Argentino de Palermo. A principal atração é o Handicap Tirreno, em 1400 metros, para corredores de 5 anos e mais idade. No campo de 14 competidores, equilíbrio de forças entre South Kissing, montaria de Pablo Falero, Flag Chocolatero (Carrizo), Corinche (Talaverano) e, ainda, Marquetinero (Ricardo). Na segunda carreira da reunião, em 1.200 metros, para potros perdedores, o brasileiro River The Nuts (Our Emblem e Jeitosa), criação e propriedade do Stud TNT, deve conquistar a primeira vitória em solo argentino. Segundo o programa oficial, Jorge Ricardo tem 10 montarias.

Na tarde de hoje acontecem as confirmações das inscrições do Gran Premio Polla de Potrillos, prova do Grupo I, em 1.600 metros, que abre a Tríplice Coroa, marcado para o próximo sábado, em Palermo. Também serão confirmadas as inscrições para o Clásico Vicente Luis Casares, do Grupo III, em 2.500 metros. A prova deve marcar o reaparecimento de Eyeofthetiger (foto), que não corre desde a vitória no GP República Argentina. Flag Copado e Body Soguero também foram pré-inscritos. Outra atração do fim de semana será o Clásico Paraguay, do Grupo III, em 1.000 metros.

Festa, forfaits, amadorismo e planos para o futuro

Um bom público compareceu, ontem, à festa de inauguração do Hipódromo La Punta (foto), loalizado em San Luis, que fica a 20 quilômetros da capital argentina. O novo palco de corridas agradou aos presentes, mas tudo ainda foi feito com amadorismo, com venda de apostas em mesas e falta de um local apropriado para a imprensa. Na programação de seis páreos aconteceram muitos fortfaits, inclusive o do ídolo Pablo Falero. A prova principal, GP Inaugural Jorge Laffue foi vencida pelo cavalo Grant Flin, dirigido por Armando Glades. O prêmio para o ganhador foi de 37 mil pesos. O ex-jóquei Jorge Valdivieso foi uma das atrações e recebeu homenagem do governador da província. Muitos planos para o futuro do novo hipódromo foram anunciados, inclusive a realização de uma prova com dotação de 500 mil pesos em 2009. A beleza das instalações impressionou os presentes. A pista, com 2.200 metros de volta fechada e uma reta de 1.000 metros, estava muito bem cuidada e as cocheiras foram consideradas de primeiro mundo. O hipódromo tem capacidade de alojar 130 animais e a cocheira de trânsito tem 60 boxes. Foi construído um moderno tattersall, com capacidade para 250 pessoas. A ex-joqueta Mariza Lezcano, que se mudou para San Luis, comandará uma Escola de Aprendizes e também pretende atuar como treinadora. Dada a proximidade com a capital, alguns profissionais já pensam em se radicar em La Punta. A empresa Slots Machines, que comanda o novo centro turfístico, anunciou que as próximas corridas serão realizadas nos dias 21 de setembro e 12 de outubro.

Nenhum comentário: